Pesquisar este blog

domingo, 2 de setembro de 2012

Saudades da Escola

 
Quantas saudades eu tenho!
Do meu tempo de aluno.
Tinha férias longas no meio do ano.
Tinha férias boas no início e no fim.
Eram cento e oitenta dias letivos.
De muito proveito e aprendíamos assim.
Todo mundo respeitava o professor.
Se levantava pra reverenciar o diretor.
A Educação tinha seus defeitos.
Mas formava profissionais de proveito.
Que hoje não se vê mais direiro.

Tinha a palmatória,
A tabuada e muito temor.
Dentro e fora da escola
Pelo senhor  professor.
Hoje isso sumiu da escola.
E nenhum efeito brotou.
Tinha educação moral e civica
e História e  OSPB
Hoje o patriotismo não se vê.
E se diz: isso é o quê?

Cantava-se o Hino Nacional.
Na semana da Pátria
No início e no final.
Todos os dias também
Íamos pra o pátio da Escola.
E cantávamos com reverência.
E sentindo patriotismo,
E alimentávamos o nacionalismo.
Mas hoje não se sabe
Pra onde foi a Moral e o Civismo.                     
Hoje a escola é sensível.
E o seu papel esqueceu.

A escola ficou fraca.
E do seu papel desfaleceu        
E o compromisso de ensinar.
No caminho se perdeu.
Brinca-se de Escola em nome
Da Lei,
Em Nome do Eca.
E em nada muda o comportamento
Da sociedade sem pensamento.
Que não valoriza o sentimento
Isso causa enfraquecimento
De uma escola  sem dedução
da verdadeira educação.

Tenho saudades do tempo
Que os alunos estudavam.
Que todos respeitavam
E o conhecimento aumatava.
E o professor era visto com respeito.
E o aluno levava
O escudo da escolaque estudava
 No peito.

Não sinto falta dos castigos
Nem das humilhações,
Nem das palmatórias
Nem dos castigos no milho.
Nem nas tampas de garrafa.
Mas tenho saudade
dos tempos que estudei
Pois através deles
Cheguei onde cheguei.
E dos meus professores.
Até hoje lembrarei.


                  Cálamo de Poesia
                             02.09.12



Nenhum comentário:

Postar um comentário