Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de março de 2013

Meu aluno



Meu aluno
Você que está comigo duzentos dias por ano.
Você que me ajuda a crescer.
Você que mesmo não tendo a base necessária.
Mas que está em busca de aprender.
A você eu devo meu trabalho.
Graças a sua vontade de estudar.
Eu tenho meu sustento.
Meu querido aluno
Que nunca traz as atividades em dia.
Que nunca entende o conteúdo.
Que não para pra pensar nas consequências da falta de estudo.
Que não presta a atenção na explicação.
Você que perturba nas aulas,até você me ensina,
Me  ensina a  ser um profissional melhor.
Você me ensina lições que os bancos da universidade desconhecem.
Meu querido aluno,
Você que se matricula no início do ano letivo
Que quando surgem os problemas você desiste.
Até você deixa o vazio da sua presença em minha sala de aula.
Ficando apenas a lembrança num lugar vazio.
De alguém que desistiu de algo
Porque lhe faltaram forças para continuar.
Você que nunca tem tempo de fazer os trabalhos
Por não ter tempo por causa da corrida pela vida difícil
Você também nos ensina algo a cada ação desse tipo.
Graças a você meu querido aluno,
Estou sempre me autoavaliando
Revendo minha prática pedagógica a cada aula dada.
Por você estou sempre querendo mudar.
Remodelar-me para dar o melhor para você.
Você é a razão do homem que há em mim
Desejar ser professor.
Por você gasto horas a fio debruçado sobre os livros
Em busca de selecionar o melhor para a tua aprendizagem.
Por você estou sempre revendo meus conceitos profissionais.
Por você não me sinto apenas professor,isso é muito pouco.
Sinto-me um educador sonhador.
Sim porque todos os que levam a educação a sério
São eternos sonhadores.
E assim sendo, faço de tudo
Para eu não fracassar com você.
Por você, pesquiso sempre em busca de
Passar conhecimentos e experiência de vida.
Você que talvez ache que nem penso em você
Aqui no meu cantinho, torço pelo o seu sucesso.
Fico feliz por você a cada conquista alcançada.
É você que está na platéia todos os dias
Assistindo os “meus espetáculos” chamados de aulas.
Você paga a “minha bilheteria” que é o meu salário.
Minha sala de aula é o meu palco
Você me faz me sentir o artista mais importante do mundo.
Meu querido aluno.
Por você eu penso,
Repenso aquilo que faço e digo em minha aula.
Você é o caminho e a razão do meu trabalho.
Você me norteia no planejamento das minhas aulas.
Por isso...
Sou eternamente grato a você
Meu querido aprendiz.
Já não te chamo de aluno.
Mas de Aprendiz
Por que você tem um objetivo:
Aprender a cada lição realizada.
A cada redação criada.
A cada texto traduzido
A cada Romance lido.
Por que sobre ti repousa a luz do querer saber.
E isto faz de ti o ser iluminado.
Brincalhão
E querido que encontro todos os dias
Nos corredores da escola
E na minha sala de aula.
Você que é visto como lucro para os políticos
Para mim você é uma vida que precisa de conhecimento
E  ser moldada a cada dia para a sociedade te oportunizar.
E eis-me aqui
Cumprirei em ti a minha missão:
Acender diante de ti a luz do conhecimento.
E te mostrar o verdadeiro caminho
Dividirei contigo o pouco que sei.
E espalharei  o saber para que você
Seja a cada dia melhor
Pra si mesmo e para a sociedade.
Esse é o meu papel.


           Cálamo de Poesia
           06.03.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário