Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Minha Aula

 
Primeira aula.
Toca o sinal.
Todos vão para a sala.
Aguardam-me
Uns ansiosos.
Outros com antipatia.
Esperam mais uma aula
E o conteúdo do dia,
Conteúdo que será ministrado.
Mas na pasta levo livros.
Levo lições de vida.
Levo lições para a vida.
Eu quero ensinar a matéria.
A matéria que interessa.
Que fala de vida.
Não para o vestibular apenas.

Entro.
Saudo.
Faço a chamada.
Uma gracinha daqui.
Uma pergunta dali.
Alguns olhares atentos.
Outros desaatentos.

Explicando,
Procuro mostrar
Que é importante aprender,
Aprender para a vida.
Que o conteúdo é preparatório para a vida.

Esforço-me para que todos aprendam.
Mas no fim da aula levo comigo a certeza.
Que só aprendeu
Quem se deixou ensinar.
Quem liberou a atenção devida.

Vi que a aula é um momento mágico
E que cada aula é única.
Nenhuma volta novamente.
Na aula a aprendizagem é fluente.
E só aprende quem está em sintonia.
Com essa doce magia,
A magia de aprender,
Quem estuda atentamente,
O conteúdo que vai além dos livros.

A primeira aula se foi...
E percebi que  enquanto ensinava
Eu aprendia.
Consolidava o meu conhecimento do currículo.
E aprendia com a vivência diária.
E não importava a carga-horária.
Importava desenpenhar o meu papel.
Com inexplicável alegria.

                             Cálamo de Poesia
                                             13.09.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário